No dia 25 de fevereiro de 1985, reunidos na Casa Paroquial da Ssma. Virgem resolvemos, sob a orientação e supervisão do Frei Sebastião Benito Quáglio, levar adiante os planos sobre a Assistência às Famílias Necessitadas, com o Nome de: GRUPO FRANCISCANO DE ASSISTÊNCIA ÀS FAMILIAS NECESSITADAS.”

 

O Frei Sebastião deu início à reunião colocando a finalidade e característica do Grupo: ASSISTÊNCIA AOS POBRES dentro de uma espiritualidade Franciscana e Mariana, tendo como modelo “O POBRE DE ASSIS” conhecendo a sua figura, o seu compromisso com o Evangelho, o seu modo de viver o Evangelho de Jesus Cristo.

 

A assistência, além da parte material (gêneros alimentícios) deverá levar aos necessitados, também a parte espiritual, dentro de um clima de fraternidade: “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI”.

 

Todos são iguais. Para o FRANCISCO não existe diferença entre as pessoas, em sua maneira de expor o Evangelho. Todos, de alguma forma eram pobres.

         
Devemos viver o Evangelho segundo FRANCISCO DE ASSIS. Não será nada fácil, pois ele é de extremos, ou é ou não é. Para ele não existia meio termo. Com este Espírito de Fraternidade mútua poderemos chegar ao exemplo de FRANCISCO DE ASSIS, se na verdade formos instrumentos de Paz, Amor e Bem nas mãos de Deus.

        

Finalizando, nosso Conselho Espiritual achou que o Grupo já estava na hora de tomar como regras de um bom Franciscano:

 

1- Comungar uma vez por semana, e assistir a missa além do domingo, também uma vez durante a semana.

2- Rezar o Terço todos os dias.

3- Todo dia, ler um trecho do Evangelho.

4- Fazer uma vez por ano, um Retiro.

5- A reunião deve ser dinâmica e aproveitável.