Bento XVI: Com o Evangelho, a vida floresce

09/06/2011 21:07

 

“Ao longo dos séculos, foram os santos e não os poderosos a levar esperança aos povos” – disse o papa na oração mariana do Regina Coeli, nesta manhã de domingo, 29 de maio.

Como exemplos, Bento XVI citou São Carlos Borromeu em Milão dos tempos da peste; Madre Teresa de Calcutá e missionários cujos nomes Deus conhece, que deram suas vidas para levar o anúncio de Cristo e fazer brotar entre os homens alegria mais profunda.

“Ainda hoje - disse o papa comentando o trecho dos Atos dos Apóstolos em que Felipe prega em Samaria - a vocação da Igreja é a evangelização: seja junto aos povos que ainda não foram “irrigados” pela água viva do Evangelho, seja junto aos povos que apesar de terem raízes cristãs antigas, precisam de nova seiva para produzir novos frutos e redescobrir a beleza e a alegria da fé”.

Bento XVI explicou que “hoje como passado, enquanto os poderosos deste mundo tentam conquistar novos territórios por interesses políticos e econômicos, os mensageiros de Cristo vão a todos os lugares levando-o aos homens e os homens a Ele, pois sabem que somente Cristo pode dar a verdadeira liberdade e a vida eterna”.

Em seguida, o papa citou o novo beato JPII, “um grande missionário”:

“Ele relançou a missão ad gentes e ao mesmo tempo promoveu a nova evangelização. Confiemos ambas à intercessão de Maria Santíssima. Que a Mãe de Cristo acompanhe sempre e em todo lugar o anúncio do Evangelho para que se multipliquem e se ampliem no mundo os espaços aonde os homens reencontrem a alegria de viver como filhos de Deus”.

Após a oração mariana, o papa fez saudações em várias línguas. Em polonês, recordou os 30 anos de morte do Cardeal Stefan Wyszynski, o “primaz do milênio”, líder da Igreja na Polônia nos anos do regime comunista.

Antes de se despedir dos fiéis, Bento XVI recordou que hoje se celebra na Itália o Dia nacional do Consolo, dedicado à solidariedade com os doentes. Neste sentido, pediu orações por todos os enfermos, especialmente as crianças e seus pais.